Vecto Mobile recebe licença da Anatel e se torna nova operadora de celular

Imagem retirada de http://www.24horasnews.com.br/noticia/vecto-mobile-recebe-licenca-da-anatel-e-se-torna-nova-operadora-de-celular.html
Imagem retirada de http://www.24horasnews.com.br/noticia/vecto-mobile-recebe-licenca-da-anatel-e-se-torna-nova-operadora-de-celular.html

A operadora Vecto Mobile recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel ) para atuar como uma operadora virtual de telefonia celular , isto é, uma empresa que utiliza a infraestrutura já existente para lançar um serviço com sua marca. Com foco total em conectividade para Internet das Coisas, esta é a quinta operadora do tipo Full MVNO (Mobile Virtual Network Operator ou Operadora Móvel com Rede Virtual) a obter a licença no Brasil.

Com a licença, a Vecto Mobile pode explorar o serviço móvel pessoal em todas as áreas de registro do país. "Somos uma operadora de telefonia móvel 100% brasileira, nascida para atender lacunas de serviços de nicho não cobertos pelas operadoras móveis tradicionais, como os projetos baseados em Internet das Coisas por meio da comunicação M2M [Machine to Machine]", diz Gerson Rolim, diretor de inovações da empresa. Segundo ele, o foco da operadora é somente na conectividade e não há planos para oferecer serviços de voz.

A operadora se junta às quatro empresas que já atuam nesta categoria – Porto Seguro Telecom, Datora, EUTV (que opera para o consumidor como Correios Celular) e Terapar – para realizar projetos nos mercados de máquinas de cartão de crédito, monitoramento de veiculos, carros conectados, agronegócio, automação industrial, segurança, seguros e rastreamento. Um dos projetos, por exemplo, permite acompanhar o trajeto de bagagens, cargas e pessoas em qualquer lugar do mundo.

"As empresas começam a perceber os benefícios da Internet das Coisas, pois a tecnologia já apresenta sensores mais baratos e mais poderosos, tecnologias de segurança e softwares inteligentes que podem ser embutidos nos dispositivos conectados, e conectividade cada vez mais rápida e onipresente", diz Rolim.

A solução da Vecto Mobile se baseia em um cartão SIM que pode ser incorporado ao hardware de dispositivos móveis inteligentes, como eletrodomésticos, tablets e smartphones. Entre as características, estão a possibilidade de atualização remota , que permite enviar ao cartão atualizações, correções e novas funcionalidades sem a necessidade de substituição ou descarte, e a tecnologia embarcada , que prevê a inserção do cartão no dispositivo desde sua fabricação.

Fonte: iG Tecnologia

Pesquisar